O uso consciente de água, sem haver desperdício, é a forma mais inteligente de lidar com algo tão valioso e que, por isso, precisa ser preservado.

Leve isso em consideração no dia a dia – ao abrir uma torneira, utilizar o chuveiro, acionar a descarga do vaso sanitário etc. Ou seja: busque, sempre, o consumo eficiente e equilibrado de água. Veja a seguir algumas sugestões sobre como usar água de forma racional em suas atividades cotidianas. Vale dizer que são apenas algumas dicas. No dia a dia, você pode encontrar outras maneiras eficientes de agir, pensando, ao mesmo tempo, no bem-estar de sua família, no orçamento doméstico e na preservação desse recurso para as futuras gerações.

Post5 Fin 1

No banho: Deixe o registro do chuveiro aberto pelo menor tempo possível. Em geral, cinco minutos são suficientes para a higienização do corpo.

Na escovação dos dentes ou na hora de se barbear: Realizar essas atividades com a torneira aberta é jogar água limpa pelo ralo. Puro desperdício. Fique atento e só abra a torneira quando necessário. E para lavar o rosto, vale a regra de deixar a torneira aberta o menor tempo possível e com um fluxo de água não muito forte.

Atenção: Uma torneira gotejando pode gastar até 1.500 litros de água num mês. Esse volume é suficiente para o consumo de uma pessoa por uma semana.

Na cozinha: Lavar louça é uma atividade na qual o uso racional e inteligente de água pode fazer toda a diferença. Antes de abrir a torneira, limpe bem os pratos, copos, as panelas, e os talheres, retirando os restos de comida (sem usar água, é claro). Ensaboe tudo o que tem de ser lavado para, só depois, abrir a torneira e começar o enxágue.

Post3 A42 1

No quintal: Água não é vassoura. Limpe o quintal ou a área externa, primeiramente, sem o uso de água, varrendo a sujeira e colocando-a no lixo ou num saco. Feito isso, aí, sim, você poderá abrir a torneira para molhar o chão. O ideal é que seja utilizado um balde, e não uma mangueira. O balde também serve para retirar a sujeira pesada. Isso vale também para áreas internas de sua casa, como a cozinha.

No jardim: Se você tiver plantas, regue-as pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação. Dê preferência, sempre, ao regador. O uso de mangueira faz com que muita água se perca.

Melhor ainda… Você pode obter economia ainda maior de consumo se utilizar a água de algumas atividades para outros fins. Por exemplo: a água que cai do chuveiro durante o banho pode ser aproveitada na limpeza da casa. Da mesma forma, a água que a máquina de lavar despeja no tanque ou no ralo pode ser armazenada para limpar o quintal de casa.

Na lavagem de roupa: O uso de máquina de lavar roupa é mais eficiente quando ela está com a capacidade máxima preenchida. Ligar o equipamento apenas para lavar algumas poucas peças é desperdício de água e de energia elétrica.

Post6 A4 1

Na utilização do vaso sanitário: A descarga representa um dos principais gastos de água numa casa ou num apartamento. Muita gente utiliza o vaso sanitário como lixeira, para se livrar de papel higiênico, algodão, fios de cabelo etc., desperdiçando água. Quando, de fato, precisar acionar a descarga, faça isso apenas pelo tempo suficiente: em geral, três segundos de pressão, são mais do que suficientes.